Economia Criativa

Os empreendimentos criativos estão cada vez mais expressivos na economia mundial, tanto nos países desenvolvidos, quanto em países em desenvolvimento. Estes tipos de negócio tem uma vantagem especial, eles podem ser iniciados com pouco investimento financeiro, porém em seu lugar, há que se explorar ao máximo o capital intelectual, pois a Economia Criativa está fundamentada em produtos, serviços, processos, tecnologias, modelos de negócios e de gestão focados no conhecimento. A Economia Criativa está baseada na criatividade, geradora de novas idéias, atenta às oportunidades de exploração de novos mercados e aos novos usos das técnicas já existentes, assim como na inovação, transformadora de idéias criativas em bens materiais ou simbólicos com valor agregado. O design tem uma importância especial em relação à Economia Criativa por ser multidisciplinar, unindo a criatividade e a inovação, e propondo soluções para as diversas áreas de atuação do empreendimento criativo, como a arquitetura, a publicidade, as artes visuais, as antiguidades, o artesanato, a moda, o cinema e o vídeo, a editoração gráfica, as publicações do mercado editorial, os games e outros segmentos criativos com as mais diversas expressões culturais. Agindo indiretamente também, nos setores da música, das artes performáticas, da pesquisa & desenvolvimento, da computação, do software, entre outros. Esta nova abordagem da economia oferece um diferencial competitivo por se diferenciar da concorrência acirrada de produtos e serviços já saturados. A internet propicia a formulação de estratégias criativas para o lançamento de novos modelos de negócio, com a vantagem de oferecer flexibilidade para proporcionar melhorias e adaptações ao projeto original à um custo muito baixo.

Veja abaixo algumas dicas para o lançamento de um empreendimento criativo.

Propósito.
Você precisa saber exatamente qual a razão do seu negócio, acreditar na sua idéia, ter uma meta bem definida e estudar as maneiras de alcançar o seu propósito.

Valor agregado.
A idéia do seu produto ou serviço precisa ter um diferencial relevante.

Faça uma escolha.
Concentre-se no que você pretende oferecer e tente fazer o melhor possível.

Ponha sua idéia em prática.
Faça planejamento, pesquise e busque informações.

Faça um protótipo do seu negócio.
Você pode testar um produto ou serviço enquanto o aperfeiçoa.

Capacitação.
Seu talento para desenvolver um produto ou serviço não é suficiente. Busque se aperfeiçoar nas áreas da gestão, do marketing, da logística, das finanças e outras.

Dedicação e comprometimento.
Esteja atento ao seu negócio e faça aos outros o que gostaria que fizessem por você.